Santa Casa sedia reunião regional sobre alta responsável

A Santa Casa de Fernandópolis sediou na última terça-feira, dia 13, um encontro para debater sobre a Alta Responsável. Realizado no auditório do AME de Fernandópolis, o encontro reuniu enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e gestores das secretarias municipais de saúde dos treze municípios da microrregião.

Segundo esclarece a assistente social da Santa Casa, Maria Papa, “o encontro possibilitou um debate mais amplo sobre essa política e as ações conjuntas entre as diferentes unidades de saúde envolvidas, para aproximar as equipes e adequar os processos, possibilitando a melhoria contínua do atendimento e do cuidado aos pacientes após a saída do hospital”.

Instituída por portaria do Ministério da Saúde em 2013, a Política Nacional de Atenção Hospitalar propõe a aplicação da Alta Responsável, como um processo de planejamento e transferência do cuidado de uma unidade de saúde (hospitalar ou ambulatorial) para outras, de modo a propiciar a continuidade do cuidado por meio de orientação de usuários e familiares/cuidadores, reforçando a autonomia do sujeito, proporcionando o autocuidado.

O processo prevê ainda a articulação com os demais pontos de atenção das redes de atenção à saúde, em particular a atenção básica, e a implantação de mecanismos de desospitalização, visando alternativas às práticas hospitalares, como as de cuidados domiciliares pactuados nas redes de atenção à saúde.

DENER BOLONHA – Jornalista MTE 67.400/SP