Santa Casa de Fernandópolis recebe equipe do Cadip em campanha contra hepatites

Como parte da Campanha de Luta Contra as Hepatites Virais, realizada de 23 a 28 de julho, o Cadip (Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias) da Secretaria Municipal de Saúde promoveu a realização de testes rápidos e orientações para colaboradores e pacientes da Santa Casa de Fernandópolis.

As ações, desenvolvidas nos dias 24, 25 e 26 na Santa Casa, contaram com a realização de testes rápidos das hepatites virais, infecções sexualmente transmissíveis e orientações.

A HEPATITE

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

 

*Com informações do Ministério da Saúde

Author Info

AsCom - Assessoria de Comunicação

Dener Bolonha - Jornalista MTE 67.400/SP