Santa Casa de Fernandópolis realiza captação de múltiplos órgãos

Mesmo um momento delicado, como o da perda de um familiar, pode ser transformado em esperança para outros milhares de brasileiros que aguardam na fila de espera por uma doação de órgãos. Num momento como este, uma família de Fernandópolis deu um exemplo de solidariedade e amor ao próximo, autorizando a doação de múltiplos órgãos na Santa Casa de Fernandópolis.

O paciente, de 67 anos, estava internado no Hospital fernandopolense e teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado com a realização protocolo específico. Após a confirmação, os familiares foram comunicados e questionados quanto a doação, sendo a mesma autorizada.

O procedimento necessário para a doação de fígado, rins e córneas durou cerca de 3h e contou com o envolvimento de profissionais de diversas especialidades e de diversos setores sob a coordenação da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT) da Santa Casa de Fernandópolis, além da participação de equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto, responsável pela coordenação da doação de órgãos na região.

Por meio da Comissão de Transplantes, a Santa Casa vem trabalhando para conscientizar as famílias e aumentar o número de doações, como explica o médico Sandro Serafim, presidente da Comissão. “A compreensão da família, ao pensar no próximo, permitiu que o hospital pudesse fazer parte deste importante processo, demonstrando também que caminhamos rumo à humanização e ao fortalecimento dos transplantes no Brasil”.

A IMPORTÂNCIA DOS FAMILIARES NA DOAÇÃO

Apesar do desejo em realizar a doação, no Brasil, para ser doador de órgãos e tecidos, é necessário manifestar aos familiares sobre a intenção, pois é deles a palavra final que autorizará o processo. Se você deseja ser um doador, basta informar sua família, dizendo: “Quero ser doador de órgãos”.

A doação de órgãos e tecidos só acontece após a autorização familiar documentada. Para tirar dúvidas sobre o processo de doação ou assumir publicamente seu desejo de ser um doador, basta acessar o site www.euassumi.com.br.

Participaram do procedimento equipes da Santa Casa e do Hospital de Base de São José do Rio Preto.