Santa Casa Fernandópolis desenvolve treinamentos e reorganiza fluxos contra coronavirus

Desde o início dos primeiros casos confirmados de infecção pelo novo coronavirus (Covid-19) no Brasil, a Santa Casa Fernandópolis tem promovido treinamentos e reorganizando seus fluxos internos, a fim de preparar seus colaboradores no atendimento à população e nos cuidados para diminuir os riscos de contaminação.

Sob a supervisão do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS), o primeiro treinamento, realizado ainda no mês de fevereiro, teve como foco esclarecer as equipes de portaria e recepção quanto às características do vírus, bem como estipular o fluxograma de atendimentos de casos suspeitos.

Gradualmente, outras equipes também passaram por treinamento, como a equipe de higienização e limpeza, que recebeu orientações sobre as ações para desinfecção, e a equipe de líderes e coordenadores de setores e assistencial, que foram orientados quanto aos cuidados de prevenção, utilização dos equipamentos de proteção individual, higienização e fluxos de visitas e acompanhantes no Hospital.

Por outro lado, a administração da Santa Casa, auxiliada por uma equipe multiprofissional, tem estabelecido planos de contingenciamento e de emergência, pensando nas ações a serem implantadas à medida que os casos possam aumentar em nossa região. Também estão sendo visadas ações para apoio psicológico aos profissionais.

“Nossa equipe está trabalhando para encontrar as melhores medidas possíveis para atendermos as pessoas que venham a necessitar dos cuidados hospitalares caso haja o avanço do número de casos. São diversas medidas a serem implantadas gradativamente, mas o apoio da população, com os cuidados para evitar a proliferação são essenciais”, ressalta o provedor, Marcus Chaer.

Na última segunda-feira, dia 16, a Santa Casa adotou medidas para restringir o fluxo de pessoas dentro do complexo hospitalar e, consequentemente, diminuir as chances de transmissão. Dentre as medidas, está a redução do número de visitantes, a restrições de horário e proibição de entrada de pessoas com sintomas gripais.

Todos as medidas quanto as restrições de fluxo nas instalações da Santa Casa estão disponibilizadas na íntegra no site do Hospital (www.santacasafernandopolis.com.br).