Santa Casa Fernandópolis é a primeira certificada por boas práticas no enfrentamento da Covid-19 do noroeste paulista

A Santa Casa Fernandópolis é a primeira Santa Casa do noroeste paulista, e um dos poucos hospitais do país, a conquistar a certificação “Covid Free”, reconhecendo o desenvolvimento de boas práticas na prevenção e enfrentamento à pandemia de Coronavírus.

O selo atesta que a Santa Casa Fernandópolis segue os padrões nacionais e internacionais e preza pelo ambiente seguro na assistência aos pacientes com Covid-19 e aos colaboradores do complexo hospitalar.

Durante o processo, foram avaliados 99 itens, de diversas áreas do Hospital, por profissionais especializados no sistema de saúde e com base em referências científicas mundiais adaptadas à realidade brasileira.

Foram avaliados os critérios de distanciamento físico, higiene e limpeza, uso de equipamentos de proteção, monitoramento de saúde, aplicação de treinamentos à equipe de colaboradores, comunicação e o estabelecimento de planos de contingência e emergência.

“Os resultados apresentados demonstram que a Santa Casa Fernandópolis proporciona um ambiente seguro para colaboradores e pacientes, desempenhando forte atuação no enfrentamento ao coronavírus. A certificação é garantia e sinônimo de tranquilidade para quem frequenta a unidade, e se tratando de uma instituição que atende ao SUS, essa conquista tem um peso ainda maior, visto os cenários de escassez aguda de suprimentos essenciais, tais como equipamentos de proteção individual, kits diagnósticos e outros insumos”, ressalta o administrador judicial, Marcus Chaer.

A certificação foi concedida pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), O Instituto integra o Sistema Brasileiro de Acreditação, conferindo também certificações de grande importância na área da saúde, tal como a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e outras metodologias próprias.

CERTIFICAÇÃO COVID FREE

A Certificação em Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus possui o papel de garantir ambientes seguros para produção, operação e/ou atendimento ao público. A certificação foi desenvolvida para ajudar o Hospital a criar e manter um ambiente seguro para seus funcionários e seus clientes. Os pontos avaliados garantem o retardamento da disseminação do COVID-19 e tranquiliza colaboradores e pacientes, conferindo a credibilidade e segurança.