Gestantes continuam com atendimento direto pela Santa Casa Fernandópolis

As ações de contingenciamento aplicadas pela Santa Casa Fernandópolis no enfrentamento ao novo coronavírus possibilitaram que o Hospital continuasse com o atendimento direto às gestantes da cidade e da região de referência.

O atendimento, que abrange as necessidades das futuras mamães nos cuidados envolvendo a gestação e os bebês, são prestados diretamente pelo Hospital, sem a necessidade de referenciamento a partir de outras unidades, tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde, quanto para os atendimentos a particulares ou aos mais de 20 planos de saúde conveniados à Santa Casa.

As medidas preventivas, tal como a abertura da Unidade de Atendimento a Síndromes Gripais, a adoção de fluxos internos mais rigorosos e de medidas como a diminuição do fluxo de pessoas dentro do complexo hospitalar possibilitaram a redução de riscos e a consequente continuidade do atendimento às gestantes.

Além dessas medidas, fluxos específicos para o Centro Obstétrico e com a recente reforma da Unidade III, houve a realocação da Maternidade, que passou a ocupar área específica da unidade, que também abriga a Pediatria.

Esse fluxo de atendimento é valido apenas para os cuidados referentes à gestação e que não apresentem sintomas gripais. Outras necessidades de saúde, que não envolvam assistência relacionada à gestação ou em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavirus, serão atendidas pela Santa Casa desde que tenham sido referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).