Santa Casa Fernandópolis adere a programa de qualidade hospitalar

Na busca da melhoria no atendimento e dos processos administrativos a assistenciais, a Santa Casa Fernandópolis aderiu o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), que tem o cujo objetivo de favorecer a melhoria contínua da qualidade hospitalar.

Desde o início da atual gestão, a instituição vem promovendo alterações significativas na estrutura e na gestão de processos, com a intenção de promover a segurança dos pacientes e gerando um ambiente adequado para a promoção da saúde, além de se atentar aos valores responsabilidade socioambiental.

“Temos buscado propiciar diversas mudanças dentro da Santa Casa, que vão desde a adoção de uma nova postura perante a sociedade, passando pela alteração da marca e chegando à busca da qualidade para cumprir nossa missão institucional. Queremos implementar uma nova cultura, focada na qualidade do atendimento e no paciente e adesão aos programas de certificação, como o CQH, nos auxiliará nisso, dando parâmetros para que possamos atingir esse objetivo”, explica o provedor da Santa Casa Fernandópolis, Marcus Chaer.

Dentre os primeiros passos, o Hospital tem disseminado a importância da creditação junto às lideranças e colaboradores, promovendo a organização documental dos setores, por meio da instituição de regimentos internos, procedimentos operacionais, normas e rotinas, protocolos e outros manuais de conduta.

No momento, também foi constituída a Comissão Interna da Qualidade (CIQ) com a participação multidisciplinar das áreas, sendo esta composta por colaboradores do administrativo, da enfermagem, da psicologia e da humanização. Uma vez por mês, irão se reunir para monitorar as falhas e elaborar planos de aperfeiçoamento.

*Com informações da Associação Paulista de Medicina (APM)

ANY ANDRADE – Estagiária de Jornalismo