Elmos respiradores chegam à Santa Casa Fernandópolis

Materiais foram comprados com doações da campanha “Doe pela vida!”.

Nesta semana, a Santa Casa Fernandópolis recebeu a primeira remessa de elmos respiradores, que foram adquiridos a partir das doações obtidas com a realização da campanha “Doe pela vida!”. Com o apoio da população, a ação realizada pela Santa Casa arrecadou R$ 154 mil, demonstrando a solidariedade em prol da saúde e a confiança nas ações da instituição.

Foram adquiridas inicialmente dez unidades dos elmos, que estavam à pronta entrega pelo fornecedor, e outras cinco unidades devem chegar ao Hospital nos próximos dias. Além dessas, os recursos da campanha possibilitarão que outras sejam adquiridas conforme a necessidade de uso. Tal equipamento pode diminuir a necessidade de internação em leitos de UTI, além de dar mais segurança para os profissionais que atuam diretamente na linha de frente e conforto aos pacientes.

O administrador judicial, Marcus Chaer, destacou o apoio e mobilização da população. “É muito gratificante ver a união das pessoas e sua participação em uma campanha tão importante quanto essa. Agradeço a todos que participaram de nossa campanha, tendo no coração o intuito de contribuir com a Santa Casa e com as pessoas pelas quais lutamos todos os dias para salvar da Covid.”

Os recursos possibilitaram a compra dois aparelhos compressores de ar CPAP, que são utilizados em conjunto com os elmos. Ainda está em processo de cotação a compra de um ventilador mecânico, utilizado para intubação, e um monitor multiparâmetro, para monitorar os sinais vitais do paciente. Estes equipamentos são essenciais para o suporte aos pacientes em estado grave pela Covid-19.

PROCESSO DE COMPRAS

Desde o início da atual gestão e com a instituição da intervenção judicial na Santa Casa, o processo de compras de materiais e equipamentos segue normas rigorosas de levantamento de preços, utilizando uma plataforma nacional de licitação e cotação, utilizada por hospitais de excelência, que possibilita a participação de fornecedores de todo o Brasil e dá total transparência ao processo.

Também foi implementado no Hospital o setor de Compliance, com o intuito de proporcionar segurança e minimizar riscos, garantindo o cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidas interna e externamente, com a adoção do Código de Ética e Conduta dos profissionais que atual na instituição e do Regulamento de Compras, ambos publicados na página da Transparência no site da instituição.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A campanha “Doe pela vida!”, realizada diretamente pela Santa Casa Fernandópolis, recebeu as doações por canais exclusivos, com a finalidade de facilitar a identificação de todas as entradas e doações, bem como as saídas de recursos para a aquisição de materiais. O controle e a prestação de contas da utilização dos recursos também estão expostos para consulta na Página da Transparência.

INVESTIMENTOS

Com o processo de cotação, a Santa Casa Fernandópolis conseguiu adquirir os elmos respiradores pelo custo de R$ 850,00 cada. Já os aparelhos compressores de ar CPAP foram adquiridos pelo valor unitário de R$ 2.450,00.

Dos equipamentos em processo de compra, serão investidos cerca de R$ 80 mil para a aquisição de um ventilador mecânico e aproximadamente R$ 13,5 mil na aquisição do monitor multiparâmetro. Os recursos remanescentes serão utilizados em conformidade com as necessidades da unidade que atende aos pacientes de Covid-19.

Foram adquiridos dois aparelhos compressores de ar CPAP, que são utilizados em conjunto com os elmos.

ANY ANDRADE – Estagiária de Jornalismo