Santa Casa Fernandópolis implementa programa de Compliance

Buscando fortalecer a atuação ética e o desenvolvimento de processos que estejam em conformidade com leis e regulamentações, bem como em relação às políticas, normas, manuais e procedimentos internos, a Santa Casa Fernandópolis está promovendo a implementação do programa de Compliance.

Derivado do verbo “to comply” da língua inglesa, compliance é um termo que ganhou o mundo coorporativo, para identificar a aplicação de processos que garantam a conformidade das ações da empresa.

Na Santa Casa, a implantação do programa teve início do ano passado, com a criação de um departamento específico para a gestão das condutas, além da criação do Código de Ética e Conduta, Política de Privacidade de Dados e o Regulamento de Compras e Contratação de Serviços, além da adequação do Hospital à LGPD (Lei geral de proteção de dados), com a realização de mapeamento de todos os documentos, departamentos, rotinas e fluxos.

“O Departamento tornou-se fundamental, pois a intenção é manter a credibilidade da instituição frente a sociedade, garantindo a conformidade com leis e regulamentos, dando mais transparência na gestão, nas relações e, com isso, trazendo mais qualidade e segurança aos pacientes. Buscando sempre a integridade, respeito, ética e transparência” afirma Fernanda Laís Santana, coordenadora do Compliance da Santa Casa.

O processo foi fortalecido com a intervenção judicial, havendo a necessidade de recuperar a imagem ética do Hospital e também evitar desvios, corrupção ou fraude. A implementação destas ações está sendo acompanhada da realização de diversos treinamentos com as equipes administrativas, assistenciais e médicas proporcionando a disseminação de valores, normas e procedimentos.

Os códigos, políticas e regulamentos estão disponíveis para acesso público por meio do site da Santa Casa, na página da Transparência (https://santacasafernandopolis.com.br/transparencia).

ANY ANDRADE – Estagiária de Jornalismo