Santa Casa Fernandópolis implementa canal para recebimento de denúncias

Como parte do processo de implementação do programa de Compliance, a Santa Casa Fernandópolis disponibiliza, a partir desta semana, um canal exclusivo para o recebimento de denúncias de inconformidade.

Esta ferramenta tem como objetivo facilitar o recebimento de denúncias, inclusive anônimas, sobre irregularidades ou comportamentos em desacordo com o Código de Ética e Conduta do Hospital, tais como corrupção, fraudes, atos ilícitos e irregularidades que prejudiquem o patrimônio e a reputação da Santa Casa.

“Uma grande preocupação da administração judicial é fortalecer os procedimentos internos da Santa Casa, para dar maior segurança e rigidez à estrutura organizacional, evitando brechas para que empresas ou pessoas intencionadas executem ações que podem prejudicar a instituição ou seus clientes”, ressalta Marcus Chaer, administrador judicial.

“Com o recebimento dos relatos, o Departamento inicia a apuração preliminar dos fatos relatados, para apurar se há indícios de irregularidade, o que pode resultar na abertura de processo disciplinar, sindicância, ou até na formalização de denúncia à Polícia ou ao Ministério Público, no caso de crimes previstos em Lei”, esclarece Fernanda Laís Santana, coordenadora do Departamento Compliance e integrante da Comissão de Estudos de Compliance da OAB de São Paulo.

COMPLIANCE

Derivado do verbo “to comply” da língua inglesa, compliance é um termo que ganhou o mundo corporativo, para identificar a aplicação de processos que garantam a conformidade das ações da empresa. Na Santa Casa Fernandópolis, a implantação teve início do ano passado, com a criação do departamento para a gestão das condutas, além da implantação de regulamentos internos, como o Código de Ética e Conduta, Política de Privacidade de Dados e o Regulamento de Compras e Contratação de Serviços.

SERVIÇO

O acesso aos códigos, políticas e regulamentos estão disponíveis para acesso público por meio do site da Santa Casa, na página da Transparência. Já o Canal de Denúncias, pode ser acessado a partir da página inicial, ou pelo endereço específico (www.santacasafernandopolis.com.br/denuncie).

 

DENER BOLONHA – Jornalista MTE 67.400/SP

Author Info

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação - Santa Casa Fernandópolis