Santa Casa Fernandópolis apresenta balanço da campanha “Juntos pela vida” pela doação de sangue

A campanha que aconteceu no mês de junho arrecadou mais de 700 bolsas de sangue para o Hemocentro

 

No intuito de conscientizar a população da região sobre a necessidade de doar sangue, a Santa Casa Fernandópolis, em conjunto com o Núcleo de Hemoterapia, desenvolveu a campanha “Juntos pela vida” em alusão ao Junho Vermelho. A campanha recebeu o apoio dos colaboradores da Santa Casa, da Polícia Militar, Ligas Acadêmicas do curso Medicina e da população.

Dentre as ações, a Santa Casa e o Núcleo promoveram um webinar com a participação da Esp. Márcia Cristina Samartino, enfermeira representante do Hospital na Comissão de Transfusões, e da Me. Brígida Prudêncio, médica especialista em hematologia e Diretora do Núcleo de Hemoterapia.

“Me sinto bem em saber que estou ajudando outras famílias, eu me coloco no lugar, pois não sei se um dia também vou precisar, então, sempre que puder, eu vou doar”, afirmou a técnica de enfermagem Natieli Rocha, que deu seu apoio à campanha “Juntos pela vida”.

Por meio do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) outras ações foram desenvolvidas, como a abordagem aos colaborares em seus locais de trabalho e aos acompanhantes de pacientes, sensibilizando-os quanto à necessidade da doação de sangue e do uso no Hospital.

“Para a Santa Casa foi uma grande oportunidade em realizar esta campanha em conjunto com nosso Hemonúcleo, numa causa tão importante e que precisa da atenção da população durante todo o ano. Também foi bom obter um resultado tão expressivo, que se aproximou de quase 700 doações ao longo do mês”, enfatizou o administrador judicial da Santa Casa, Marcus Chaer.

A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO
O Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, assim como os hemocentros de todo o Brasil, registra baixas nos bancos e na quantidade de doações recebidas, em parte por conta do período de pandemia causado pela Covid-19. A unidade fornece bolsas de sangue para os serviços de saúde de toda a região noroeste do estado, incluindo as microrregiões de Votuporanga, Jales, Santa Fé do Sul e Ilha Solteira.

Com baixo o estoque de bolsas de sangue, o apelo feito à população durante a campanha “Juntos pela vida” possibilitou a doação de quase 700 bolsas de sangue ao longo do mês de junho, fruto da sensibilização feita pela campanha.

Mesmo com o fim da campanha o hemocentro continua recebendo doadores para que não haja uma nova queda no estoque de sangue. O Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis está localizado na Rua Simão dos Santos Gomes nº 266, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa, e presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

 

 

ANY ANDRADE – Estagiária de Jornalismo

Author Info

Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação - Santa Casa Fernandópolis